Repartição de Pesos e Medidas do Distrito da Guarda

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADGRD/ACD/RPM
Title type
Formal
Date range
1859-09-23 Date is certain to 1868-02-19 Date is certain
Dimension and support
1 cx.
Biography or history
No dia 23 de Setembro de 1859, chega à cidade da Guarda, um inspector que irá ter a seu cargo a Inspecção de Pesos e Medidas no Distrito. Recaem no âmbito das suas funções a divulgação do novo sistema métrico e a promoção da sua implementação junto dos municípios e professores. As “Repartições de Pesos e Medidas”, foram instituídas por Decreto de 29 de Dezembro de 1864, e as suas atribuições e serviço regulados pelo Decreto de 28 de Dezembro daquele ano. Por este último diploma, estas repartições passariam a depender da Direcção Geral do Trabalhos Geográficos, Estatísticos e de Pesos e Medidas . As repartições distritais, possuíam “inspectores de pesos e medidas” que teriam a seu cargo, entre outros serviços, a “superintendência e fiscalização dos afilamentos dos pesos e medidas” . Estas repartições e os serviços de inspecção de pesos e medidas, são extintas por Decreto de 30 de Outubro de 1868, ficando a cargo das Repartições de Obras Públicas nos respectivos distritos, os serviços de inspecção e fiscalização anteriormente referidos .
Custodial history
Na sequência da extinção dos serviços de Inspecção de Pesos e Medidas, em 1868, foram aqueles serviços integrados nas Repartições de Obras Públicas, sendo aí integrados os respectivos arquivos. Tal aconteceu no Distrito da Guarda. Esta documentação foi detida pelas sucessivas entidades que sucederam àquelas repartições: Divisões Distritais da Administração Geral das Estradas e Turismo (1920-1927), Direcções de Estradas da JAE (1927-1999) e Direcção de Estradas do IEP até à sua incorporação no Arquivo Distrital da Guarda. Em data que não conseguimos apurar, o arquivo da Direcção de Obras Públicas do Distrito da Guarda, ou de entidade sua sucessora, terá sofrido um incêndio, que destruiu um número indeterminado de documento.
Acquisition information
Documentação incorporada a 2 de Novembro de 2004 e proveniente da Direcção de Estradas do Distrito da Guarda, do Instituto de Estradas de Portugal, actual Estradas de Portugal E. P. E. .
Scope and content
Informações trocadas entre os serviços centrais e a Inspecção / Repartição de Pesos e Medidas do Distrito da Guarda. A informação contida na documentação seguidamente descrita ilustra com alguma minúcia a actividade do referido serviço, os pesos e medidas utilizados em todos os concelhos do distrito, bem como as diligências e actividades efectuadas na implantação do novo sistema métrico de medição.
Arrangement
Os documentos que integram as diversas séries, encontram-se descritos e organizados, segundo a ordem original de produção e acumulação da entidade produtora.
Access restrictions
O acesso à documentação abaixo descrita é feito, através de preenchimento de requisição, nas instalações do ADGRD. A reprodução dos documentos é possível, estando condicionada pelo estado de conservação do documento e pela existência no ADGRD de meios que permitam a reprodução dos documentos segundo os princípios técnicos aplicáveis. A reprodução dos documentos está ainda sujeita às normas que regulam os direitos de propriedade, estando a sua publicação condicionada pela autorização prévia do Arquivo.
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo.
Related material
PT/ADGRD/ACD/DOP .
Creation date
16/03/2010 00:00:00
Last modification
16/09/2019 11:36:16