GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO

Description level
Section Section
Reference code
PT/ADGRD/ACD/GC/E
Title type
Atribuído
Date range
1835 Date is certain to 1983 Date is certain
Dimension and support
427 liv., 72 mç., 262 cp.
Scope and content
A presente secção congrega dois grandes grupos de documentos:

o primeiro relativo aos instrumentos produzidos pelo próprio Governo Civil e destinados a servir de recuperadores da informação produzida e recebida e que está descrita na subsecção E/A;

o segundo grupo de documentos é constituído por correspondência expedida ou recebida pelo Governo Civil e que está descrita nas restantes subsecções, sob as tipologias de documentos reunidos em maços, livros copiadores (cópias de documentos expedidos), ou capas (Cp). O uso dos termos “correspondência interna...” ou “correspondência externa”, normalmente expedida, é a designação frequentemente utilizada para a correspondência trocada com entidades sediadas na área do Distrito (interna), ou fora dela (externa). Frequentemente a correspondência recebida é acompanhada por documentos relativos ao assunto tratado.
Arrangement
Na esmagadora maioria dos casos, os documentos estão organizados respeitando a ordem original de arquivagem. Ao nível dos documentos em livro, houve casos em que foi efectuada uma tentativa de reconstituição da ordem original, segundo a sequência cronológica, dos livros da 1ª, 2ª e 3ª Repartições e que poderá não corresponder à ordem original de produção ou acumulação da informação.

A existência na descrição de subsecções com os títulos correspondentes a unidades orgânicas (por exemplo "correspondência da 1ª Repartição"), não significa a adoção de um sistema de organizção / descrição por unidades orgânicas, mas prende-se com o facto de, tanto quanto foi possivel constatar, a cada repartição ou secção, caberem funções específicas e tratarem de assuntos específicos (veja-se o campo "âmbito e conteúdo" de cada uma das subsecções)..
Language of the material
Português
Creation date
02/03/2011 00:00:00
Last modification
17/02/2023 11:46:48