Comissão Distrital da Campanha de Auxílio aos Pobres de Inverno

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADGRD/ACD/CDAPI
Date range
1936 Date is certain to 1945 Date is certain
Dimension and support
2 liv., 4 mç., 3 doc.
Extents
0,59 Metros lineares
Biography or history
A "Campanha de Auxílio aos Pobres no Inverno" foi uma iniciativa Governamental, coordenada a nível Nacional pelo Ministério do Interior. A nível Distrital, existem as Comissões Distritais, que no Distrito da Guarda foi composta por um número variável de membros, mas sempre presidida pelo Governador Cívil. A Comissão Distrital da Campanha de Auxílio aos Pobres no Inverno, conjuntamente com Comissões que havia nos diversos concelhos e freguesias do Distrito, tinha por acções concretas: elaborar um cadastro dos pobres de todo o Distrito e prestar auxílio a esses pobres fornecendo-lhes refeições e roupas.
Custodial history
Documentação proveniente do Arquivo do Governo Civil. Documentação incorporada em 1987.
Acquisition information
Documentação proveniente do Arquivo do Governo Civil. Documentação incorporada em 1987.
Scope and content
Contém livros e documentos relativos as actas, correspondência, cadastro dos pobres, receita e despesa
Arrangement
De uma forma geral, foi mantida a ordem original de produção e/ou acumulação, gerada pelo sistema de arquivo da entidade produtora; salvo quando se procedeu à reconstituição da ordem original de produção ou acumulação, no âmbito do contexto orgânico ou funcional da entidade ou unidade orgânica que a originou.

Dado que a documentação incorporada, não se encontrava enquadrada em qualquer quadro ou plano de classificação, a documentação foi descrita segundo um quadro de classificação orgânicofuncional, que procurou enquadrar a informação descrita nos diversos níveis de descrição, no contexto de produção orgânico, ou quando tal não foi possível, no contexto funcional que lhe deu origem.
Access restrictions
O acesso à documentação abaixo descrita é feito, através de preenchimento de requisição, nas instalações do ADG. A reprodução dos documentos é possível,

estando condicionada pelo estado de conservação do documento e pela existência no ADG de meios que permitam a reprodução dos documentos segundo os princípios técnicos aplicáveis. A reprodução dos documentos está ainda sujeita às normas que regulam os direitos de propriedade, estando a sua publicação condicionada pela autorização prévia do Arquivo.
Language of the material
Português
Other finding aid
A recuperação da informação é feita através do inventário que descreve os documentos ao nível do documento.

Digitarq
Related material
Sobre assistência veja-se os documentos descritos na subsecção I/B (instituições de beneficência como Misericórdias, Irmandades e Confrarias) e secção K do Governo Civil da Guarda; os fundos Comissão Distrital de Assistência, Comissariado do Desemprego e Junta Geral do Distrito (para expostos e crianças subsidiadas).
Record not reviewed.