Delegação de Saúde da Guarda

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADGRD/ACD/DSG
Date range
1877 Date is uncertain to 1933 Date is uncertain
Dimension and support
2 liv., 8 mç., 2 doc.
Extents
0,59 Metros lineares
Biography or history
A Delegação de Saúde da Guarda e respectivo delegado, estava sediada na capital do distrito e era o órgão para onde era canalizada toda a informação em matéria de saúde pública, através dos Subdelegados de saúde que exerciam funções nos diversos concelhos.
Custodial history
Documentação incorporada em 1987, juntamente com o Fundo do Governo Civil do distrito da Guarda. Desconhece-se o motivo de tal documentação ter sido guardada pelo Governo Civil.
Acquisition information
Documentação incorporada em 1987, juntamente com o Fundo do Governo Civil do distrito da Guarda.
Scope and content
Documentação com informações relativas ao desempenho e exercício das atribuições dos delegados e subdelegados de saúde em matérias de saúde pública, nos diversos concelhos do Distrito. A sua ordenação actual, salvo casos pontuais, não corresponderá à ordem original de acumulação ou produção. A documentação, segundo a semelhança de conteúdo ou tipologia documental foi descrita em séries.
Arrangement
De uma forma geral, foi mantida a ordem original de produção e/ou acumulação, gerada pelo sistema de arquivo da entidade produtora; salvo quando se procedeu à reconstituição da ordem original de produção ou acumulação, no âmbito do contexto orgânico ou funcional da entidade ou unidade orgânica que a originou.

Dado que a documentação incorporada, não se encontrava enquadrada em qualquer quadro ou plano de classificação, a documentação foi descrita segundo um quadro de classificação orgânicofuncional, que procurou enquadrar a informação descrita nos diversos níveis de descrição, no contexto de produção orgânico, ou quando tal não foi possível, no contexto funcional que lhe deu origem.
Access restrictions
O acesso à documentação abaixo descrita é feito, através de preenchimento de requisição, nas instalações do ADG. A reprodução dos documentos é possível,

estando condicionada pelo estado de conservação do documento e pela existência no ADG de meios que permitam a reprodução dos documentos segundo os princípios técnicos aplicáveis. A reprodução dos documentos está ainda sujeita às normas que regulam os direitos de propriedade, estando a sua publicação condicionada pela autorização prévia do Arquivo.
Language of the material
Português
Other finding aid
A recuperação da informação é feita através do inventário que descreve o documento ao nível do documento composto.

Digitarq
Related material
Veja-se sobre saúde e assistência a SC K do fundo do Governo Civil, e sobre a nomeação de Delegados de Saúde e Facultativos a SSC N/B, especialmente a Ssr 003-001.
Creation date
07/05/2010 00:00:00
Last modification
08/07/2011 11:40:06
Record not reviewed.