Junta de Inspecção do Distrito da Guarda

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADGRD/ACD/JID
Date range
1885 Date is uncertain to 1891 Date is uncertain
Dimension and support
4 liv.
Extents
0,31 Metros lineares
Biography or history
A Carta de Lei de 21 de Maio de 1884, cria em cada Distrito uma Junta de Revisão composta “por um coronel ou tenente-coronel, que presidirá, por um capitão e por dois médicos militares e um civil” (artº 22º da Carta de Lei cit.). Este órgão, procedia à inspecção sanitária dos mancebos, percorrendo todas as cabeças de Comarca na área do Distrito (artº. 23º da Lei cit.).
Custodial history
Documentação proveniente do Arquivo do Governo Civil. Documentação incorporada em 1987.
Acquisition information
Documentação incorporada em 1987 e proveniente do Governo Civil da Guarda.
Scope and content
Deliberações e correspondência expedida da Junta de Inspecção do Distrito
Arrangement
De uma forma geral, foi mantida a ordem original de produção e/ou acumulação, gerada pelo sistema de arquivo da entidade produtora; salvo quando se procedeu à reconstituição da ordem original de produção ou acumulação, no âmbito do contexto orgânico ou funcional da entidade ou unidade orgânica que a originou.

Dado que a documentação incorporada, não se encontrava enquadrada em qualquer quadro ou plano de classificação, a documentação foi descrita segundo um quadro de classificação orgânicofuncional, que procurou enquadrar a informação descrita nos diversos níveis de descrição, no contexto de produção orgânico, ou quando tal não foi possível, no contexto funcional que lhe deu origem.
Access restrictions
O acesso à documentação abaixo descrita é feito, através de preenchimento de requisição, nas instalações do ADG. A reprodução dos documentos é possível,

estando condicionada pelo estado de conservação do documento e pela existência no ADG de meios que permitam a reprodução dos documentos segundo os princípios técnicos aplicáveis. A reprodução dos documentos está ainda sujeita às normas que regulam os direitos de propriedade, estando a sua publicação condicionada pela autorização prévia do Arquivo.
Language of the material
Português
Other finding aid
A recuperação da informação é feita através do inventário que descreve os documentos ao nível do documento.

Digitarq
Related material
Sobre recenseamento e recrutamento militar veja-se os documentos descritos: na Secção M do Governo Civil da Guarda, na Comissão de Inspecção, na Comissão Distrital de Recrutamento e Junta Revisora do Distrito da Guarda.
Creation date
07/05/2010 00:00:00
Last modification
08/07/2011 11:40:06
Record not reviewed.