Conservatória do Registo Civil de Trancoso

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADGRD/RC/CRCTCS
Title type
Formal
Date range
1911 Date is certain to 1974 Date is certain
Dimension and support
363 liv., 159 mç.
Biography or history
Conservatória instituída na sede do concelho de Trancoso, na sequência da publicação do Decreto de 18 de Fevereiro de 1911, que implementa o registo civil obrigatório de todos os cidadãos da Republica Portuguesa. O referido diploma estabeleceu a obrigatoriedade da "inscrição no registo civil dos factos essenciais relativos ao indivíduo e à família (...) nomeadamente dos nascimentos, dos casamentos e dos óbitos" (art.º 2º do Decreto cit.).

A Conservatória do Registo Civil de Trancoso estava sedeada, à semelhança de hoje, em Trancoso, sede do concelho e era já um serviço da administração pública dependente do Ministério da Justiça.
Custodial history
Os livros de extratos de nascimentos, casamentos e óbitos, provieram da Conservatória do Registo Civil da Guarda e deram entrada no ADGRD em 9 de Março de 1993.

Os livros de Extratos de registos de reconhecimentos, legitimações e perfilhações, extratos de registos de transcrições e índices decenais, provenientes da Conservatória do Registo Civil da Guarda e incorporados neste Arquivo Distrital em 3 de Novembro de 1999.

Os livros de registo de casamentos, óbitos e documentos que integraram o processo que conduziu à elaboração destes registos, proveniente da Conservatória do Registo Civil de Trancoso e incorporado neste Arquivo Distrital em 4 de Fevereiro de 2009.

Os livros de registo de nascimentos, registo de transcrições de certidões, registo de reconhecimento, legitimações e perfilhações e registo de regresso de emigrantes foram incorporados neste Arquivo em 27 de abril de 2022 e provenientes da Conservatória do Registo Civil de Trancoso.
Acquisition information
Documentação incorporada em 4 de Fevereiro de 2009, nos termos das alíneas a) e b) do nº 2 do artº 15º do Decreto-Lei nº 324/2007 de 28 de Setembro.

Os livros de extratos provieram da Conservatória do Registo Civil da Guarda e deram entrada no ADGRD em 9 de Março de 1993.

Os livros de registo de nascimentos, registo de transcrições de certidões, registo de reconhecimento, legitimações e perfilhações e registo de regresso de emigrantes foram incorporados neste Arquivo em 27 de abril de 2022 e provenientes da Conservatória do Registo Civil de Trancoso.
Scope and content
Registos de nascimentos, casamentos e óbitos civis ocorridos no concelho de Trancoso. Documentos que suportaram a elaboração dos registos, registo de transcrições de certidões, registo de reconhecimento, legitimações e perfilhações e registo de regresso de emigrantes.

Livros de extratos: dos registos de nascimentos, casamentos, óbitos, reconhecimentos, legitimações e perflhações, transcrições de registos e índices decenais de casamentos e óbitos.
Arrangement
A descrição da documentação reproduzr a ordenação atribuida aos documentos pela entidade produtora no seu sistema de arquivo.
Access restrictions
Sem restrição no acesso à informação contida nos documentos.
Conditions governing use
Os pedidos e a obtenção de reproduções certificadas ou não certificadas de documento é regulada por regulamento interno especifico disponível em www.adguarda.pt . A reprodução dos documentos tendo em vista a sua publicação está abrangida pelas disposições legais relativas aos direitos de propriedade, direitos de autor e outros direitos conexos, carecendo da autorização prévia do Arquivo Distrital da Guarda.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário e catálogo disponível através do Digitarq.
Related material
Para registos de nascimentos, casamentos e óbitos anteriores a 1911, do concelho consulte / pesquise a documentação dos arquivos / fundos paroquiais do concelho de Trancoso, no grupo de fundos paroquiais (PT/PRQ/PTCS...).
Creation date
15/06/2011 00:00:00
Last modification
09/03/2023 13:15:51