Câmara Municipal de Vila do Touro

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CMSBG/CMVTR
Title type
Atribuído
Date range
1510-06-01 Date is certain to 1510-06-01 Date is certain
Dimension and support
1 Códice
Biography or history
Vila do Touro foi sede de um pequeno concelho de raízes medievais. Terá tido foral dado, na Guarda, por D. Pedro Alvites, mestre da Ordem do Templo, em 1 de Dezembro de 1220. D. Manuel deu-lhe foral novo em Santarém, a 1 de Junho de 1510.

Integravam o termo concelhio de Vila do Touro os lugares de Abitureira, Quinta das Vinhas, Quinta dos Moinhos, Quinta do Roque Amador, Quintas de São Bartolomeu, Rapoula do Côa e Lomba dos Palheiros (Memórias Paroquiais, 1758). O concelho de Vila do Touro, foi extinto em 1836, sendo integrado no concelho de Sabugal, como freguesia, estatuto administrativo que mantém até hoje.
Custodial history
Com a extinção do concelho, em 1836, o arquivo da Câmara de Vila do Touro terá sido transferido para a Câmara de Sabugal, chegando até nós apenas um reduzido número de documentos que integravam tal arquivo, de entre os quais o chamado "foral novo" ou "Foral Manuelino".
Acquisition information
Documentos adquiridos pela Câmara Municipal de Sabugal, pela extinção do concelho e Câmara de Vila de Touro em 1836.
Scope and content
Documento emanado da administração régia e que actualiza e fixa os direitos e os deveres do concelho e dos seus moradores, regulando aspectos diversos da vida económica e social concelhia.
Arrangement
Foi adoptado um sistema simplificado de organização, uma vez que o objectivo é descrever apena um dos documentos que integram este "Fundo" tendo em vista a sua disponibilização em ambiente web.
Access restrictions
Acesso condicionado. Condições definidas pela entidade proprietária dos documentos (C. M. de Sabugal).
Conditions governing use
A utilização de reproduções para fins não científicos ou académicos é expressamente proibida nos termos previstos na legislação dos direitos de autor e outros direitos conexos, salvo se obtida a devida autorização pela entidade proprietária dos documentos (Câmara Municipal de Sabugal).
Language of the material
Português
Other finding aid
Ministério da Cultura - Recenseamento dos Arquivos Locais : câmaras e misericórdias, vol 13-Distrito da Guarda, 1999, p. 198-199.
Notes
Os documentos que integram este "Fundo" encontram-se na "Biblioteca Municipal de Sabugal" (arquivo histórico) e no Museu de Sabugal (Foral).
Creation date
15/06/2011 00:00:00
Last modification
08/04/2013 14:24:06