Câmara Municipal de Celorico da Beira

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CMCLB/CMCLB
Title type
Atribuído
Date range
1512-07-01 Date is certain to 1512-07-01 Date is certain
Dimension and support
1 Códice
Biography or history
As mais antigas referências, documentadas, ao concelho de Celorico da Beira, remontam ao período medieval e ao reinado de D. Afonso Henriques. Nos territórios reconquistados, os primeiros monarcas procuravam fixar a população para cultivar e defender as terras. Assim, D. Afonso II, confirma em 1217, foral anterior (desconhecido). O rei D. Manuel, dá "foral novo" à Vila de Celorico, em 1512.

No decurso de várias reformas administrativas levadas a cabo no século XIX, o termo concelhio de Celorico da Beira foi sendo alargado, pela extinção dos concelhos de Açores, Baraçal, Fornetelheiro, Mesquitela e Linhares.
Geographic name
Celorico da Beira/Guarda/Portugal
Scope and content
Documento emanado da administração régia e que actualiza e fixa os direitos e os deveres do concelho e dos seus moradores, regulando aspectos diversos da vida económica e social concelhia.
Arrangement
Foi adoptado um sistema simplificado de organização, uma vez que o objectivo é descrever apenas um dos documentos que integram este "Fundo" tendo em vista a sua disponibilização em ambiente web.
Access restrictions
A consulta do documento original está sujeita a autorização concedida pela Câmara Municipal de Celorico da Beira.

Conditions governing use
Os pedidos para obtenção de reproduções deverão ser apresentados, por escrito, junto do Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira.

A utilização de reproduções para fins não científicos ou académicos é expressamente proibida nos termos previstos na legislação dos direitos de autor e outros direitos conexos, salvo se obtida a devida autorização junto da entidade proprietária dos documentos (Câmara Municipal de Celorico da Beira).
Language of the material
Português
Other finding aid
Ministério da Cultura - Recenseamento dos Arquivos Locais : câmaras e misericórdias, vol 13-Distrito da Guarda, 1999, p. 31-36.
Notes
Descrição feita por Levi Manuel Coelho, em 2011/05/30.
Creation date
15/06/2011 00:00:00
Last modification
13/12/2012 11:32:15