Câmara Municipal de Manteigas

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CMMTG/CMMTG
Title type
Atribuído
Date range
1302-05-11 Date is certain to 1524-12-04 Date is certain
Dimension and support
77 doc
Biography or history
Manteigas, é um dos concelhos de fundação medieval da área da Serra da Estrela, não havendo nenhuma informação que permita admitir uma origem anterior (pré-medieval). O povoamento desta área da Serra da Estrela, remontará assim à segunda década do século XII, como tudo leva a crer pela promulgação do seu primeiro foral (Lucas Batista, 1990).

As mais antigas referências conhecidas a Manteigas, constam do foral dado à Covilhã, em 1186. Do ponto de vista histórico, o concelho de Manteigas “nasce” com a outorga de foral por Sancho I, em data desconhecida mas anterior a 1210 (data da morte do referido monarca). Embora não tenhamos acesso a tal documento, sabemos da sua existência por referência que lhe é feita no foral novo dado por D. Manuel, a 4 de Março de 1514, em Lisboa, que não deixa margem de dúvida quanto à promulgação de tal diploma.

O concelho era composto de três freguesias - Sameiro, Santa Maria e São Pedro, foi concelho extinto por Decreto de 26 de Junho de 1896 e anexado ao concelho de Guarda, sendo depois restaurado por Decreto de 13 de Janeiro de 1898.
Geographic name
Portugal/Guarda/Manteigas
Scope and content
Foral Manuelino e um conjunto de documentos que integram a coleção de pergaminhos e documentos medievais e do início da "época moderna" do Arquivo Municipal de Manteigas.
Arrangement
Foi adoptado um sistema simplificado de organização dos documentos e das séries em que estes se integram, uma vez que o objectivo é a dispinibilizar reproduções digitais de um número reduzido de documentos que integram o sistema de arquivo da Câmara Municipal de Manteigas. Ao nível do documento, seguimos, com as adaptações que nos pareceram conveniente, a descrição efetuada pelo Arquivo Municipal de Manteigas, para cada documento.
Access restrictions
A consulta dos documentos no seu suporte original é feita no Arquivo Municipal de Manteigas e pode ser condicionada.
Conditions governing use
Os pedidos para obtenção de reproduções deverão ser apresentados, por escrito, junto do Presidente da Câmara Municipal de Manteigas.

A utilização de reproduções para fins não científicos ou académicos é expressamente proibida nos termos previstos na legislação dos direitos de autor e outros direitos conexos, salvo se obtida a devida autorização junto da entidade proprietária dos documentos (Câmara Municipal de Manteigas).
Language of the material
Português
Other finding aid
Ministério da Cultura - Recenseamento dos Arquivos Locais : câmaras e misericórdias, vol 13-Distrito da Guarda, 1999, p. 125-141. Catálogos / inventário da coleção de documentos medievais e modernos do Arquivo Municipal de Manteigas.
Creation date
13/06/2011 00:00:00
Last modification
15/12/2014 10:59:31