Conservatória do Registo Civil de Aguiar da Beira

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADGRD/RC/CRCAGB
Title type
Formal
Date range
1911 Date is certain to 1978 Date is certain
Dimension and support
246 liv.
Biography or history
Conservatória instituída na sede do concelho de Aguiar da Beira, na sequência da publicação do Decreto de 18 de Fevereiro de 1911, que implementou o registo civil obrigatório de todos os cidadãos da Republica Portuguesa. O referido diploma estabeleceu a obrigatoriedade da "inscrição no registo civil dos factos essenciais relativos ao indivíduo e à família (...) nomeadamente dos nascimentos, dos casamentos e dos óbitos" (art.º 2º do Decreto cit.).

A Conservatória do Registo Civil de Aguiar da Beira estava sedeada, à semelhança de hoje, na sede de concelho e era já um serviço da administração pública dependente do Ministério da Justiça.
Custodial history
Os livros de extratos de registo de nascimentos, casamentos e óbitos provenientes da Conservatória do Registo Civil da Guarda e incorporados neste Arquivo Distrital em 9 de Março de 1993.

Os livros de Extratos de registos de reconhecimentos, legitimações e perfilhações e de Extratos de registos de transcrições provenientes da Conservatória do Registo Civil da Guarda e incorporados neste Arquivo Distrital em 3 de Novembro de 1999.
Acquisition information
Incorporação.
Scope and content
Extratos de registos de nascimentos, casamentos e óbitos. Índices decenais de extratos de nascimentos, casamentos, óbitos e de reconhecimentos e legitimações. Extratos de registos de reconhecimentos, legitimações e perfilhações. Extratos de registos de transcrições.
Arrangement
Dentro de cada série os documento são descritos e ordenados segundo a ordem original de produção e / ou acumulação, atribuída no sistema de arquivo da entidade produtora.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário e catálogo.
Creation date
22/05/2013 14:40:03
Last modification
18/04/2016 17:29:46