Conservatória do Registo Civil de Pinhel

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADGRD/RC/CRCPNH
Title type
Formal
Date range
1911-04-01 Date is certain to 1977 Date is certain
Dimension and support
250 liv.
Biography or history
Na sequência da implantação do regime republicano é definitivamente criado o registo civil de todos os cidadãos portugueses. Aparecema ssim, em todas as sedes de concelho, um serviço público que tem por missão executar as disposições do "Código do registo Civil Português" (em vigor a partir de 18 de Fevereiro de 1911) as Conservatórias do Registo Civil.

É neste âmbito que a então chamada Repartição do Registo Civil do Concelho de Pinhel é instalado nesta cidade, desde, provavelmente, março de 1911. A 1 de abril de 1911 é lavrado o primeiro registo, perante o Administrador do Concelho de Pinhel, Fernando Barreto, que então servia de "official do registo civil".
Custodial history
Os ivros de registo de nascimentos, casamentos e óbitos civis são provenientes da Conservatória do Registo Civil de Pinhel, tendo sido incorporados em 27 de maio de 2020.

Os ivros de extratos de registo de nascimentos, casamentos e óbitos, e índeces decenais, provenientes da Conservatória do Registo Civil da Guarda e incorporados neste Arquivo Distrital em 9 de Março de 1993.
Scope and content
Livros de assentos de nascimentos, casamentos e óbitos. Livros de registos de extratos de nascimentos, casamentos, óbitos. Extratos de reconhecimentos, legitimações e perfilhações. Extratos de transcrções. Índices denenais.
Arrangement
Mantida a ordem original de produção.
Conditions governing use
Salvo situações especiais não se emitem certidões de registos que integrem os livros de extratos.
Other finding aid
Inventário e catálogo.
Creation date
07/10/2014 15:33:24
Last modification
21/04/2021 11:38:42