Ordenações de naturais do Arciprestado de Figueira de Castelo Rodrigo

Description level
SSR SSR
Reference code
PT/ADGRD/DIO/DIOGRD/C/001-005
Title type
Atribuído
Date range
1622-03-07 Date is uncertain to 1910-07-02 Date is uncertain
Dimension and support
294 proc.
Custodial history
Documentação proveniente do Arquivo da Diocese da Guarda e transferida, faseadamente para o ADGRD em 17/06/2021.
Acquisition information
Contrato de Depósito celebrado com a Diocese da Guarda, em 20 de maio de 2021.
Scope and content
Processos de ordenação ou de atribuição de ordens sacras a ordinandos naturais das paróquias que integravam o arciprestado de Figueira de Castelo Rodrigo: Algodres, Almendra, Almofala, Castelo Rodrigo, Cinco Vilas, Colmeal, Escalhão, Escarigo, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixeda do Torrão, Mata de Lobos, Nave Redonda, Penha de Águia, Quintã de Pero Martins, Reigada, Vale de Afonsinho, Vermiosa, Vilar de Amargo e Vilar Torpim.
Arrangement
A atual ordenação da documentação não corresponderá à ordem original de produção embora reflita a ordem de acumulação atribuída no sistema de arquivo da Diocese da Guarda.

A ordenação adotada pelo Arquivo da Diocese da Guarda aplicou um critério de divisão dos processos segundo a naturalidade dos “ordenados” e a sua integração das paróquias nos arciprestados (segundo a divisão atualmente em vigor na Diocese da Guarda).

As descrições arquivísticas existentes foram reformuladas a partir de janeiro de 2020, optando-se por manter tal “organização” como forma de evitar uma complexa reordenação dos documentos.
Access restrictions
A documentação está disponível para consulta no serviço presencial de leitura do ADGRD. A existência de reproduções digiatais disponíveis para consulta "em-linha" é referida na descrição arquivística ao nível do documento.
Conditions governing use
A obtenção de reproduções digitais, para mera consulta, segue os procedimentos previstos no Regulamento Geral aprovado pelo Despacho n.º 6852/2015, publicado em D.R., 2ª série-nº 118, de 19/6/2015, em vigor.

A publicação, no todo ou em parte, dos documentos carece da obtenção da autorização expressa (por escrito) da entidade proprietária dos documentos (Diocese da Guarda).
Physical characteristics and technical requirements
Processos
Other finding aid
Catálogo
Creation date
19/01/2022 10:02:36
Last modification
26/09/2022 11:53:00
Record not reviewed.