Tribunal Judicial da Comarca do Sabugal

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADGRD/JUD/TJSBG
Title type
Atribuído
Date range
1687-01-23 Date is certain to 1986-05-27 Date is certain
Dimension and support
16060 proc., 21 liv., 2 Cx.
Biography or history
A comarca de Sabugal, sede de um juízo de direito de primeira instância, foi criada em 1840 (Lei de 28 de novembro), abrangendo os julgados de Almeida, Castelo Mendo, Sabugal e Vilar Maior. Pela divisão judicial de 1853 (Decreto de 31 de dezembro), é desanexado desta comarca o julgado de Almeida e nela integrado o julgado de Sortelha, que proveio da comarca da Covilhã. Pelo Decreto de 24 de outubro de 1855, são extintos os julgados de Castelo Mando e Vilar Maior, passando com as freguesias que os integram à condição de freguesias do julgado e comarca do Sabugal. A partir de 1875 (Decreto de 12 de novembro), são criados nesta comarca os julgados de Aldeia da Ponte, Sabugal, Sortelha e Vilar Maior. A comarca de Sabugal pertenceu ao Distrito da Relação do Porto, passando a pertencer ao Distrito do Tribunal da Relação de Coimbra pelo Decreto nº 4.250 de 8 de maio de 1918. A partir de 1927 (Decreto nº 13.917 de 9 de julho), integram esta comarca as freguesias de Malhada Sorda, Nave de Haver e Porto de Ovelha. Pela divisão judicial de 1944 (Decreto-lei nº 33.547 de 24 de fevereiro), é-lhe desanexada a freguesia de Malhada Sorda e anexadas as freguesias de Benquerença, Meimão, Meimoa e Vale de Lobo, do concelho de Penamacor. A partir de 1962 (Decreto nº 44.278 de 14 de abril), a área da comarca, jurisdição do respetivo tribunal, coincide com a área do concelho.
Functions, ocupations and activities
Os Juizes de Direito "applicam a Lei aos factos, sobre que os Jurados tem

pronunciado”, julgando demandas que excedam os vinte e quatro mil reis em bens móveis e doze mil reis em imóveis, bem como as acções crime e as que excedam a alçada dos juizes ordinários. No entanto os julgamentos com recurso a jurados, ficam suspensos a partir de Maio de 1833.
Scope and content
Constituído por inventários obrigatórios das freguesias do concelho do Sabugal e algumas do concelho de Almeida, nomeadamente, Leomil, Malhada Sorda, Mido e Nave de Haver, apresentação de petições, autos crimes, autos de apreensão, autos de exame e corpo de delito, autos de emancipação, autuações, posses e juramentos, protocolos de audiências, registo de avaliações, registo de processos enviados aos juízes de paz, relatório dos culpados, apresentação de requerimentos, autos de reforma de autor, autos de libelos, autos de licença de casamento, registo de processos crimes, etc.
Arrangement
Dentro de cada série, a documentação foi descrita e organizada segundo a ordem original atribuída no sistema de arquivo que a produziu ou acumulou.
Access restrictions
Sem restrições de acesso, excepto a documentação em mau estado de conservação, cujo acesso, por razões de preservação, poderá ser condicionado, ou limitado às reproduções digitais se disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário e catálogo.
Creation date
30/05/2011 00:00:00
Last modification
22/04/2024 10:25:04
Record not reviewed.