União Nacional

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADGRD/ACD/UN
Title type
Atribuído
Date range
1935-07-23 Date is certain to 1969-08-05 Date is certain
Dimension and support
1 Mç.
Biography or history
A União Nacional era a organização política de apoio ao Governo do Estado Novo, sendo dele dependente do ponto de vista político e financeiro.

Fundada em 30 de Julho de 1930, tem os seus primeiro estatutos em Maio de 1932. A partir de Fevereiro de 1970(seu V Congresso), passa a designar-se "A Acção Nacional Popular". É extinta com a revolução de 25 de Abril de 1974 (ROSS, Fernando e BRITO, J. M. Brandão de - Dicionário de história do Estado Novo. 1996, vol. II, p. 989-991).
Custodial history
Documentação proveniente do Governo Civil do Distrito da Guarda e incorporada em 1987.
Acquisition information
Documentação proveniente do Governo Civil do Distrito da Guarda e incorporada em 1987.
Arrangement
De uma forma geral, foi mantida a ordem original de produção e/ou acumulação, gerada pelo sistema de arquivo da entidade produtora; salvo quando se procedeu à reconstituição da ordem original de produção ou acumulação, no âmbito do contexto orgânico ou funcional da entidade ou unidade orgânica que a originou.

Dado que a documentação incorporada, não se encontrava enquadrada em qualquer quadro ou plano de classificação, a documentação foi descrita segundo um quadro de classificação orgânicofuncional, que procurou enquadrar a informação descrita nos diversos níveis de descrição, no contexto de produção orgânico, ou quando tal não foi possível, no contexto funcional que lhe deu origem.
Access restrictions
O acesso à documentação abaixo descrita é feito, através de preenchimento de requisição, nas instalações do ADG. A reprodução dos documentos é possível,

estando condicionada pelo estado de conservação do documento e pela existência no ADG de meios que permitam a reprodução dos documentos segundo os princípios técnicos aplicáveis. A reprodução dos documentos está ainda sujeita às normas que regulam os direitos de propriedade, estando a sua publicação condicionada pela autorização prévia do Arquivo.
Other finding aid
A recuperação da informação é feita através do inventário que descreve os documentos ao nível do documento.

Digitarq.
Creation date
29/03/2016 15:49:20
Last modification
29/03/2016 17:07:37
Record not reviewed.