Irmandade de São Bartolomeu da Amoreira

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADGRD/CIM/ISBA
Title type
Controlado
Date range
1702-05-06 Date is certain to 1851-03-05 Date is certain
Dimension and support
1 liv.
Biography or history
São Bartolomeu, também chamado de Natanael, foi um dos doze primeiros apóstolos de Jesus Cristo. Terá nascido em Caná, na Galiléia, uma pequena aldeia distante 14 quilômetros de Nazaré. Filho do agricultor Tholomai era também conhecido como Natanael. É citado na Bíblia tanto como Bartolomeu com Natanael. Segundo os historiadores se trata de uma só pessoa.



A actual freguesia de Amoreira engloba hoje o mesmo território que, em tempos, se designou Moreira de Castelo Mendo, que fazia parte da vila de Castelo Mendo. O lugar foi concedido ao Mestre Vicente, pessoa rica e de grande influência, que viveu numa das épocas mais conturbadas do reinado de S. Sancho II. No eclesiástico a freguesia foi uma abadia da apresentação alternada do Papa e do cabido da Sé de Viseu. Administrativamente, pertenceu, ao concelho de Castelo Mendo até 24 de Outubro de 1855, passando para o de Sabugal onde se manteve até 7 de Dezembro de 1870, data em que foi anexada ao concelho de Almeida.
Geographic name
Amoreira/Castelo Mendo/Almeida/Guarda/Portugal
Acquisition information
Documentação proveniente da Diocese da Guarda e transferida para o ADGRD, a título de depósito, em 17 de junho de 2021.
Scope and content
Compromissos e estatutos da irmandade.
Arrangement
Documentação ordenada segundo a ordem de produção e/ou acumulação atribuida no sistema de arquivo da entidade produtora.
Other finding aid
Catálogo
Creation date
14/02/2022 14:21:57
Last modification
20/09/2022 11:11:11