Comissão Distrital Anti-Filoxera

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADGRD/ACD/CDAF
Date range
1882-11-21 Date is certain to 1883-02-01 Date is certain
Dimension and support
8 doc.
Biography or history
A Filoxera afetou as finanças públicas e a sua balança comercial. Reconhecendo impacto desta praga no país, o Governo português nomeou a 1ª Comissão Anti-Filoxera em 1872. Com o alastramento da praga para além da região do Douro, foram criadas delegações mais localizadas, entre as quais a do distrito da Guarda, as quais estavam subordinadas a uma Comissão Central Anti-Filoxera.
Custodial history
Documentação proveniente do Governo Civil do Distrito da Guarda e incorporada em 1987.
Acquisition information
Documentação proveniente do Governo Civil do Distrito da Guarda e incorporada em 1987.
Scope and content
Correspondência recebida da Administração do Concelho de Celorico da Beira, Comissão Central Anti-filoxérica do Norte, Comissão executiva da Junta Geral do Distrito da Guarda e Comissão de vigilância filoxérica de Almeida. Trata de assuntos ligados à vigilância e combate da filoxera nas vinhas do Distrito.
Arrangement
De uma forma geral, foi mantida a ordem original de produção e/ou acumulação, gerada pelo sistema de arquivo da entidade produtora; salvo quando se procedeu à reconstituição da ordem original de produção ou acumulação, no âmbito do contexto orgânico ou funcional da entidade ou unidade orgânica que a originou.

Dado que a documentação incorporada, não se encontrava enquadrada em qualquer quadro ou plano de classificação, a documentação foi descrita segundo um quadro de classificação orgânicofuncional, que procurou enquadrar a informação descrita nos diversos níveis de descrição, no contexto de produção orgânico, ou quando tal não foi possível, no contexto funcional que lhe deu origem.
Access restrictions
O acesso à documentação abaixo descrita é feito, através de preenchimento de requisição, nas instalações do ADG. A reprodução dos documentos é possível,

estando condicionada pelo estado de conservação do documento e pela existência no ADG de meios que permitam a reprodução dos documentos segundo os princípios técnicos aplicáveis. A reprodução dos documentos está ainda sujeita às normas que regulam os direitos de propriedade, estando a sua publicação condicionada pela autorização prévia do Arquivo.
Language of the material
Português
Other finding aid
A recuperação da informação é feita através do inventário que descreve os documentos ao nível do documento.

Digitarq
Related material
Governo Civil, Subsecção J/A, Junta Geral do Distrito, Conselho de Agricultura do Distrito e Junta Distrital de Saúde Pecuária.
Creation date
3/3/2011 12:00:00 AM
Last modification
7/24/2023 3:00:26 PM
Record not reviewed.