Câmara Municipal de Sortelha

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CMSBG/CMSRT
Title type
Atribuído
Date range
1510-06-01 Date is certain to 1510-06-01 Date is certain
Dimension and support
1 Códice
Biography or history
Numa estratégia de repovoamento das terras mais ermas e de ocupação de territórios de posse indefinida com Leão, D. Sancho I fomenta o povoamento do novo lugar de Sortelha (retirado do termo da Covilhã), e mais tarde, o seu neto D. Sancho II outorga-lhe carta de foral (1229), passando a ser o concelho português confinante com o Sabugal leonês. Recebeu foral de D. Sancho II, em 1229 e, posteriormente, de D. Manuel em 1510.

Sortelha era sede de um concelho que incluia as freguesias de Casteleiro, Santo Estevão, Moita, Malcata, Aldeia de Santo António, Urgueira, Penalobo, Bendada, Pousafoles, Águas Belas e Lomba dos Palheiros.

Concelho extinto em 1855, por Decreto de 4 de Outubro e incorporado no concelho de Sabugal.
Custodial history
Com a extinção do concelho, em 1855, o arquivo da Câmara de Sortelha terá sido transferido para a Câmara do Sabugal, chegando até nós apenas um reduzido número de documentos que integravam tal arquivo, de entre os quais o chamado "foral novo" ou "Foral Manuelino".
Acquisition information
Documentos adquiridos pela Câmara Municipal do Sabugal, na sequência da extinção do concelho de Sortelha em 1855.
Scope and content
Documento emanado da administração régia e que actualiza e fixa os direitos e os deveres do concelho e dos seus moradores, regulando aspectos diversos da vida económica e social concelhia.
Arrangement
Foi adoptado um sistema simplificado de organização, uma vez que o objectivo é descrever apenas um dos documentos que integra este "Fundo", tendo em vista a sua disponibilização em ambiente web.
Access restrictions
Acesso condicionado às condições definidas pela entidade proprietária dos documentos (C. M. de Sabugal).
Conditions governing use
A utilização de reproduções para fins não científicos ou académicos é expressamente proibida nos termos previsto na legislação dos direitos de autor e outros direitos conexos, salvo se obtida a devida autorização pela entidade proprietária dos documentos (Câmara Municipal de Sabugal).
Language of the material
Português
Other finding aid
Ministério da Cultura - Recenseamento dos Arquivos Locais : câmaras e misericórdias, vol 13-Distrito da Guarda, 1999, p. 199-200.

Notes
Os documentos que integram este "Fundo" encontram-se na "Biblioteca Municipal de Sabugal" e no Museu de Sabugal (Foral).
Creation date
6/15/2011 12:00:00 AM
Last modification
6/12/2023 12:50:26 PM