João de Almeida

Description level
Section Section
Reference code
PT/ADGRD/FAM/FJAFA/B
Title type
Atribuído
Date range
1907-07-31 Date is certain to 1953-04-20 Date is certain
Dimension and support
405 doc.
Biography or history
João de Almeida nasceu a 5 de Outubro de 1873 em Cairrão, freguesia de Vila Garcia, concelho da Guarda. Descendente da família Fernandes Pacheco e da família de Francisco de Almeida (1º vice-rei da Índia). Casou em 14 de Outubro de 1914 com Laura Mendes Leite e teve três filhos e uma filha. Faleceu em Lisboa, em 5 de Maio de 1953.

Concluído o curso liceal na sua cidade natal, forma-se em Filosofia e Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra. Ingressou na Escola do Exército, donde saiu promovido a alferes, em 1896, e mais tarde, frequentou o curso de Estado-Maior que completou em 1903.

Em 1906 embarcou para Angola, como Capitão, revelando as suas qualidades de colonista e militar. Em 1907 tomou parte nas operações do Cuamato, distinguindo-se, entre outras, nas ações de Pocolo, Mocuma e Bata-Bata. Iniciou a pacificação dos Dembos, ficando conhecido como o “Herói dos Dembos”. Em 1908 foi nomeado Governador interino do distrito de Huíla, província de Angola, assumindo mais tarde o posto de Governador efetivo. Entre muitos feitos na província de Angola destaca-se a fixação definitiva da fronteira meridional e a realização de obra notável nos campos administrativo, militar, económico, educativo e civilizacional. Na província de Cabo Verde também teve lugar de destaque, nomeadamente como Governador da província e Diretor de obras públicas. Em 1931 foi nomeado Governador Geral de Macau. Chegou a ser Ministro das Colónias.

Em Portugal foi Diretor da Empresa Eléctrica-Oceânica de Aveiro entre 1920 e 1936 (consultar a correspondência recebida de António Machado); Presidente da Real Companhia Vinícola do Norte desde 1933; Administrador da Companhia do Papel do Prado desde 1929.

Monárquico, simpatizante do integralismo, foi demitido do Exército após a proclamação do regime republicano, sendo reintegrado em 1918. Participou em diversas conspirações para derrubar a República nos anos 20. Após o golpe de 28 de Maio foi um dos nomes apontados para a candidatura à chefia da Ditadura.

Entre outras condecorações salientam-se a Grande Cruz da Ordem do Império; Grande Cruz da Aviz.

Autor de relatórios e de conferências valiosas, devem-se-lhe ainda numerosas obras.

Obras: Sul de Angola; Visão do Crente, Em Prol do Comum (1931); D. Carlos I (1936); Viajantes Espanhóis em Portugal (1948); História do nosso Tempo.

Conferências: Ao Serviço do Império (1931); L’Esprit de la Race Portuguese dans son expanson outre mer (1931); Nacionalismo e Estado Novo (1932); História do nosso Tempo (1935); Alta Cultura Colonial (1937).
Acquisition information
A documentação foi entregue ao Arquivo Distrital da Guarda, a título de depósito, em Maio de 1998 pela Fundação José Carlos Godinho Ferreira de Almeida. O acervo documental é constituído por documentos (propriedade da Fundação) que pertenceram ao seu instituidor Dr. João Alexandre Ferreira de Almeida.
Scope and content
Correspondência recebida de personalidades nacionais e estrangeiras, com ou sem funções públicas, que veiculam questões de natureza política e pessoal, resultante do exercício dos cargos desempenhados.

Correspondência expedida constituída por rascunhos de cartas escritas por João de Almeida dirigidas a diversas individualidades.

Compõem-se por cartas (muitas vezes com a menção de terem sido respondidas em determinada data), postais, telegramas, cartões, bilhetes postais, artigos de jornais, bilhetes, circulares e rascunhos (manuscritos e dactiligrafados) de respostas a missivas de diversas personalidades.
Language of the material
Português e Francês.
Creation date
07/06/2019 11:23:51
Last modification
27/09/2024 15:48:19