Comissão do monumento aos mortos da Grande Guerra na cidade da Guarda

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADGRD/CMMGG
Title type
Controlado
Date range
1940-02-05 Date is certain to 1941-01-06 Date is certain
Dimension and support
1 proc.
Biography or history
Foi notável o esforço da República para perpetuar a memória de guerra e para lançar as bases de uma identidade coletiva unificadora, cívica e laica.

A Comissão dos Padrões da Grande Guerra (CPGG) (3 de Dezembro de 1921 a 10 de Novembro de 1936) protagonizou os fenómenos de maior sucesso na intenção do Governo Republicano de sagração da memória da participação portuguesa na I Guerra Mundial. Uma campanha de homenagem aos esforços da guerra por uma intensa propaganda patriótica, através da conceção de um conjunto de cerimoniais nas principais efemérides da guerra, bem como a perpetuação desse esforço rememorativo através da conceção de monumentos.

Numa conjuntura económica muito difícil, de grande instabilidade política e social, o Estado e a sociedade civil prolongou a construção monumental até à década de 40.

No caso do monumento erigido na cidade da Guarda, obra da autoria do arquiteto Joaquim Areal, a sua edificação terá sido iniciada em finais do mês de março de 1940 e foi inaugurado no dia 31 de julho deste ano.

Foi presidente da Comissão do monumento aos mortos da Grande Guerra na cidade da Guarda o então Governador Civil, Francisco Manuel Henriques Pereira Cirne de Castro, Armando Homem Tavares d'Almeida, vogal e José Luiz Simão Saraiva, secretário.
Acquisition information
Documento incorporado no ADGRD em data desconhecida.
Arrangement
Ordem original de produção
Other finding aid
Catálogo
Location of originals
PT/ADGRD/ACD/GC - Governo Civil da Guarda.
Creation date
09/03/2023 12:03:57
Last modification
08/11/2023 13:14:33