Juízo Ordinário do Julgado da Guarda

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADGRD/JUD/JORDJGRD
Title type
Controlado
Date range
1803-04-02 Date is certain to 1892-07-16 Date is certain
Dimension and support
3 liv., 11 proc.
Biography or history
O Juízo Ordinário de Guarda, tal como o seu concelho, remonta à época medieval. No século XVII, estava sujeito à Correição do Corregedor da Comarca de Guarda. A sua área jurisdicional corresponderia ao "termo" concelhio. A partir de 1832 (Decreto de 25 de Maio), integra a Comarca de Guarda, agora sede de um Juízo de Direito de primeira instância. Dado que a sede de Julgado coincidirá com a sede de Comarca e portanto sede do Juízo de primeira instância, é extinto a partir de julho de 1855, nos termos do disposto em Lei de 18 de julho daquele ano.
Functions, ocupations and activities
Competia, aos Juízes Ordinários julgar, sempre sem a intervenção de jurados, as causas cíveis e crimes de policia correccional dentro da sua alçada; exercer as atribuições orfanológicas e fazer partilhas e inventários de maiores independentemente do seu valor; preparar todos os processos cíveis e crime ocorridos na sua área jurisdicional que excedessem a sua alçada, que seriam julgados pelo juiz de direito.
Scope and content
Constituído por processos de arrestos, libelos, relatório dos culpasdos e protocolo de audiência do Julgado da Guarda.
Arrangement
Ordenação cronológica, por nível de descrição.
Access restrictions
Sem restrições de acesso, excepto a documentação em mau estado de conservação, cujo acesso, por razões de preservação, poderá ser condicionado, ou limitado a reproduções digitais.
Other finding aid
Catálogo
Related material
PT/ADGRD/JUD/TJGRD - Tribunal Judicial da Comarca da Guarda
Creation date
23/01/2024 11:10:33
Last modification
19/07/2024 11:46:32