Diocese da Guarda

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADGRD/DIO/DIOGRD
Title type
Formal
Date range
1595-07-14 Date is certain to 1930-04-04 Date is certain
Dimension and support
1 Liv, 1704 proc .
Biography or history
O Bispado da Egitanea terá obtido a sua autonomia na segunda metade do século VI, tendo sido canonicamente erecto no Concílio de Lugo, em 569 (Pinharanda Gomes, 181, p. 22).

A Sé Egitanense era sufraganha de Braga e em 666, encontrava-se na área metropolitana de Mérida. Em ínicios do século XIII, a sede de um vasto bispado estará situada na Guarda, que confrontaria a norte com as dioceses de Lamego e Viseu, a sul com o Bispado de Évora, a ocidente com os Coimbra e Lisboa e a oriente com os bispados de Cidade Rodrigo e Cória. No século XV, as terras de Riba Coa "são incorporadas no bispado de Lamego", passando a confrontar a leste com aquele. O período medieval, é uma época de alguma instabilidade na área do bispado. No século XVIII, perde parte do seu território a sul, em virtude da erecção do Bispado de Castelo Branco.

Em 1882, o seu território é alargado na sequência da extinção das Dioceses de Pinhel e Castelo Branco, ficando o seu território definido tal como hoje existe.
Acquisition information
A documentação, na sua maioria é documentação transferida para o ADGRD na sequência de contrato de depósito celebrado com a Diocese da Guarda, em 20 de maio de 2021.
Scope and content
O ADGRD detém dois documentos produzidos ou acumulados pela Cúria Diosenada do Bispado da Guarda: um livro de treslados, presumivelmente efectuados no século XVII ou XVIII e uma carta de sentença civil.

Além da referida documentação que é custodiada a título definitivo é detida, também, diversa documentação, onde se destacam os processos de ordenação, a mais antiga do século XVI ao início do século XX, propriedade da Diocese da Guarda e detida pelo ADGRD a título de depósito (em fase de tratamento).
Arrangement
Ordem original de produção.
Access restrictions
A documentação está disponível para consulta no serviço presencial de leitura do ADGRD. A existência de reproduções digiatais disponíveis para consulta "em-linha" é referida na descrição arquivística ao nível do documento.
Conditions governing use
A obtenção de reproduções segue os procedimentos previstos no Regulamento Geral aprovado pelo Despacho n.º 6852/2015, publicado em D.R., 2ª série-nº 118, de 19/6/2015, em vigor.

A publicação, no todo ou em parte, dos documentos propriedade da Diocese da Guarda carece da obtenção da autorização expressa (por escrito) e prévia da entidade proprietária dos documentos.
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo.
Creation date
22/06/2009 00:00:00
Last modification
22/04/2024 09:13:32
Record not reviewed.