Atribuição de ordens sacras e formação

Description level
Section Section
Reference code
PT/ADGRD/DIO/DIOGRD/C
Title type
Atribuído
Date range
1595-07-14 Date is certain to 1930-04-04 Date is certain
Dimension and support
1699 proc., 1 doc.
Biography or history
Em regra, a instrução dos processos de ordenação era iniciada a requerimento do interessado (ordinando) perante a “Cúria Diocesana” e era concluída com a autorização de atribuição de uma determinada “ordem” que o habilitava para poder exercer diversos cargos eclesiásticos na Diocese.

Este processos de ordenação que se encontravam no Arquivo da Diocese da Guarda, foram maioritariamente instruídos nesta Diocese embora haja alguns processos que correram os seus termos nas Dioceses de Pinhel e Castelo Branco.

A Diocese de Pinhel, foi criada por bula do Papa Clemente XIV, de 25 de agosto de 1770, tendo

sido extinta em 30 de setembro de 1881, por bula do Papa Leão XIII. Por esta foi bula, também

extinta a Diocese de Castelo Branco. Uma parte destas Dioceses, após a sua extinção, veio a integrar a área da Diocese da Guarda, explicando-se, talvez, por estas circunstâncias a existência de processos de ordenação das extintas Dioceses de Pinhel (incorporada na totalidade na Diocese da Guarda) e de Castelo Branco, no arquivo da Diocese da Guarda.
Scope and content
A secção congrega todos os processos de ordenação propriedade da Diocese da Guarda e que foram transferidos para o ADGRD, na sequência de Contrato de Depósito celebrado em 20 de maio de 2021.
Arrangement
Quadro de classificação, descrições arquivísticas e ordenação da documentação em fase de tratamento pelo que as referências provisoriamente atribuídas são identificadas com "RP" (referência provisória.
Access restrictions
Documentação disponível para consulta no serviço presencial de leitura do ADGRD. A existência de reproduções digiatais disponíveis para consulta "em-linha", quando existente, é referida na descrição arquivística ao nível do documento.
Conditions governing use
A obtenção de reproduções digitais, para mera consulta, segue os procedimentos previstos no Regulamento Geral aprovado pelo Despacho n.º 6852/2015, publicado em D.R., 2ª série-nº 118, de 19/6/2015, em vigor.

A publicação, no todo ou em parte, dos documentos carece da obtenção da autorização expressa (por escrito) da entidade proprietária dos documentos (Diocese da Guarda).
Creation date
24/06/2021 13:21:44
Last modification
18/05/2023 09:38:18
Record not reviewed.