Câmara Municipal de Castelo Rodrigo

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CMFCR/CMCSR
Title type
Atribuído
Date range
1508 Date is certain to 1508 Date is certain
Dimension and support
1 Códice
Biography or history
As origens do concelho de Castelo Rodrigo, precederão os tempos da fundação da nacionalidade Portuguesa.

Na época medieval, os monges de Cister, tiveram papel importante no povoamento da região. A tais monges, se deveu a edificação do Convento de Santa Maria de Aguiar, cerca do ano de 1170. Este convento serviu de base aos monges militares Hospitalários.

Em 1209, D. Afonso IX, rei de Leão, concedeu foral a Castelo Rodrigo.

Esta região de Riba-Côa só integraria definitivamente o domínio de Portugal, no reinado de D. Dinis, em 1297, quando a conquistou e viu a sua posse reconhecida pelo Tratado de Alcanizes.

Séculos mais tarde, mais propriamente em 1508, D. Manuel I, dá-lhe novo foral.

Por carta régia de 25 de Junho de 1836, assinada por Sua Majestade a Rainha D. Maria II e referendada pelo Ministro, Agostinho José Freire, é atribuído a Figueira o foro da Vila, dando-se-lhe ainda a denominação de Figueira de Castelo Rodrigo, perdendo assim Castelo Rodrigo o estatuto municipal que durante séculos manteve, vindo a integrar o novo concelho, na condição de freguesia que matem até hoje.
Scope and content
Documento emanado da administração régia e que actualiza e fixa os direitos e os deveres do concelho e dos seus moradores, regulando aspectos diversos da vida económica e social concelhia.
Arrangement
Foi adoptado um sistema simplificado de organização, uma vez que o objectivo é descrever apenas um dos documentos que integram este "Fundo" tendo em vista a sua disponibilização em ambiente web.
Access restrictions
A consulta do documento original está sujeita a autorização concedida pela Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo.
Conditions governing use
Os pedidos para obtenção de reproduções deverão ser apresentados, por escrito, junto do Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo.

A utilização de reproduções para fins não científicos ou académicos é expressamente proibida nos termos previstos na legislação dos direitos de autor e outros direitos conexos, salvo se obtida a devida autorização pela entidade proprietária dos documentos (Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo).
Language of the material
Português
Other finding aid
Ministério da Cultura - Recenseamento dos Arquivos Locais : câmaras e misericórdias, vol 13-Distrito da Guarda, 1999, p. 43-54.

Inventário geral da documentação produzido pelo Arquivo Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo.
Creation date
30/05/2011 00:00:00
Last modification
13/12/2012 11:26:05