Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Foral Manuelino de Castelo Rodrigo

Description level
Item Item
Reference code
PT/CMFCR/CMCSR/00001
Title type
Atribuído
Date range
1508-06-25 Date is certain to 1508-06-25 Date is certain
Dimension and support
1 Códice, 275x195x24 mm
Custodial history
O códice, passou a integrar o arquivo da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, pela extinção do concelho de Castelo Rodrigo, em 1836.
Scope and content
Foral outorgado por D. Manuel, estando em Lisboa, a 25 de Junho de 1508. Texto do foral, manuscrito em caracteres góticos. Texto apresenta-se disposto em uma coluna, regrada. Fólios do texto numerados no rosto, de II a XII (excepto índice e o fólio 1). Apresenta no fólio 1, coluna de texto enquadrada por moldura iluminada com motivos florais policromos e as armas de Portugal ladeadas por duas esferas armilares. O índice sumaria os principais assuntos tratados no documento, dando destaque aos direitos reais, pagamentos de impostos e rendas do concelho, com remissão para os fólios onde tais assuntos são tratados. Guardas iniciais e finais descoladas da encadernação, contendo correições diversas. Capa original de couro, sobre madeira, apresenta decorações a ferros frios e na capa aos cantos quatro esferas armilares, ao cento as armas de Portugal, todas em metal. Na contra capa apenas aparece as referidas armas ao centro. Lombada inexistente sendo visíveis os vestigios das nervuras que união quatro cadernos.
Documental typology
Codice em pergaminho.
Conditions governing use
A utilização de reproduções para fins não científicos ou académicos é expressamente proibida nos termos previstos na legislação dos direitos de autor e outros direitos conexos, salvo se obtida a devida autorização pela entidade proprietária dos documentos (Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo).
Physical location
CMFCR
Language of the material
Português
Creation date
27/05/2011 00:00:00
Last modification
01/06/2023 13:34:12