Diocese da Guarda

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADGRD/DIO/DIOGRD
Title type
Formal
Date range
1595 Date is certain to 1916 Date is certain
Dimension and support
1 Liv, 1703 proc .
Biography or history
O Bispado da Egitanea terá obtido a sua autonomia na segunda metade do século VI, tendo sido canonicamente erecto no Concílio de Lugo, em 569 (Pinharanda Gomes, 181, p. 22).

A Sé Egitanense era sufraganha de Braga e em 666, encontrava-se na área metropolitana de Mérida. Em ínicios do século XIII, a sede de um vasto bispado estará situada na Guarda, que confrontaria a norte com as dioceses de Lamego e Viseu, a sul com o Bispado de Évora, a ocidente com os Coimbra e Lisboa e a oriente com os bispados de Cidade Rodrigo e Cória. No século XV, as terras de Riba Coa "são incorporadas no bispado de Lamego", passando a confrontar a leste com aquele. O período medieval, é uma época de alguma instabilidade na área do bispado. No século XVIII, perde parte do seu território a sul, em virtude da erecção do Bispado de Castelo Branco.

Em 1882, o seu território é alargado na sequência da extinção das Dioceses de Pinhel e Castelo Branco, ficando o seu território definido tal como hoje existe.
Acquisition information
A documentação, na sua maioria é documentação transferida para o ADGRD na sequência de contrato de depósito celebrado com a Diocese da Guarda, em 20 de maio de 2021.
Scope and content
O ADGRD detém dois documentos produzidos ou acumulados pela Cúria Diosenada do Bispado da Guarda: um livro de treslados, presumivelmente efectuados no século XVII ou XVIII e uma carta de sentença civil.

Além da referida documentação que é custodiada a título definitivo é detida, também, diversa documentação, onde se destacam os processos de ordenação, a mais antiga do século XVI ao início do século XX, propriedade da Diocese da Guarda e detida pelo ADGRD a título de depósito (em fase de tratamento).
Arrangement
Ordem original de produção.
Access restrictions
A documentação está disponível para consulta no serviço presencial de leitura do ADGRD. A existência de reproduções digiatais disponíveis para consulta "em-linha" é referida na descrição arquivística ao nível do documento.
Conditions governing use
A obtenção de reproduções segue os procedimentos previstos no Regulamento Geral aprovado pelo Despacho n.º 6852/2015, publicado em D.R., 2ª série-nº 118, de 19/6/2015, em vigor.

A publicação, no todo ou em parte, dos documentos propriedade da Diocese da Guarda carece da obtenção da autorização expressa (por escrito) da entidade proprietária dos documentos.
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo.
Creation date
6/22/2009 12:00:00 AM
Last modification
7/23/2021 1:06:31 PM