Physical characteristics and technical requirements
A documentação até cerca de 1910, é constituída por documentos em papel, manuscritos. A partir dessa data, a forma gráfica mais comum é a do documento datilografado, coexistindo, todavia, com o documento manuscrito.
A documentação, a nível da sua estrutura física, assume várias formas: o maço (Mç), que poderá reunir quer documentos, quer processos; a pasta ou capa (Cp), que reúne vários documentos simples e o livro (Lv).
O estado de conservação dos documentos, grosso modo, está na proporção da sua antiguidade, sendo que os documentos mais antigos (anteriores a 1890), encontram-se, de uma forma geral, em mau estado de conservação, sendo muito frequentes os sinais de danificação e desagregação do respetivo suporte material: humidade e fungos, desaparecimento da tinta, mutilação, etc. Tal estado, prender-se-á em boa parte, com as deficientes condições de depósito a que os documentos estiveram expostos antes da sua entrada neste Arquivo Distrital. Tivemos conhecimento que o lugar de depósito desta documentação, durante anos foi um sótão e mesmo a documentação da secretaria esteve sujeita “à agua da Chuva”, tendo-se nessa altura danificado documentos.