Processos de ordenação

Description level
Series Series
Reference code
PT/ADGRD/DIO/DIOGRD/C/001
Title type
Atribuído
Date range
1595-07-14 Date is uncertain to 1916-01-27 Date is uncertain
Dimension and support
3761 proc., 2 doc.
Biography or history
Documentação proveniente do Arquivo da Diocese da Guarda e transferida, faseadamente para o ADGRD em 15/03/2022.
Acquisition information
Contrato de Depósito celebrado com a Diocese da Guarda, em 20 de maio de 2021.
Scope and content
Processos de ordenação instruídos nas Dioceses da Guarda e Pinhel (até à sua extinção em 30 de Setembro de 1881, por bula do Papa Leão XIII).

Os processos apresentam as petições dos habilitandos para atribuição de “ordens” - “prima tonsura”, ordens menores de 1.º, 2.º 3.º e 4º graus e/ou ordens maiores ou sacras (subdiácono ou epístola, diácono ou evangelho e presbítero ou de missa).

Na ordenação de “prima tonsura”, a realização da habilitação “de genere” é condição essencial à instrução do processo. Este ato processual destinava-se à averiguação da legitimidade do requerente para a atribuição da ordem requerida, inquirindo-se a vivência dos seus ascendentes segundo os princípios da religião católica, a ocorrência ou a prática, pelo requerido, de crimes de lesa-majestade, divina ou humana, ou a “incorrência” em infâmia pública ou em pena vil.

As ordenações de “prima tonsura e ordens menores” podiam ocorrer em simultâneo (num processo só).

Nas diligências para atribuição de ordens maiores (que se iniciam em subdiácono ou epístola), documenta-se no processo os bens patrimoniais, escrituras dos dotes, testamentos, escrituras de compra e venda de propriedades, entre outros documentos que titulavam a posse de bens por parte do ordinando.
Documental typology
Processos
Arrangement
A atual ordenação da documentação não corresponderá à ordem original de produção embora reflita a ordem de acumulação atribuída no sistema de arquivo da Dioceses da Guarda.

A ordenação adotada pelo Arquivo da Diocese da Guarda, aplicou um critério de divisão dos processos segundo a naturalidade dos “ordenados” e a sua integração das paróquias nos arciprestados (segundo a divisão atualmente em vigor na Diocese da Guarda).

As descrições arquivísticas existentes foram reformuladas a partir de janeiro de 2020, optando-se por manter tal “organização” como forma de evitar uma complexa reordenação dos documentos.
Access restrictions
A documentação está disponível para consulta no serviço presencial de leitura do ADGRD. A existência de reproduções digiatais disponíveis para consulta "em-linha" é referida na descrição arquivística ao nível do documento.
Conditions governing use
A obtenção de reproduções digitais, para mera consulta, segue os procedimentos previstos no Regulamento Geral aprovado pelo Despacho n.º 6852/2015, publicado em D.R., 2ª série-nº 118, de 19/6/2015, em vigor.

A publicação, no todo ou em parte, dos documentos carece da obtenção da autorização expressa (por escrito) da entidade proprietária dos documentos (Diocese da Guarda).
Creation date
5/24/2022 10:33:36 AM
Last modification
9/27/2022 2:48:15 PM
Record not reviewed.